fbpx

Categorias em Ascensão no Varejo – Nova Ferramenta do Google

Por conta da pandia (Covid-19) o mercado vem mudando bastante a forma como as pessoas consomem ou compram pela internet.

No início da pandemia a pesquisa “Álcool em gel” estava em alta, e era possível acompanhar isso tanto no Google Trends quanto na página de tendências do Mercado Livre.

E aos poucos a pesquisa foi mudando e “Álcool em gel” foi sumindo das maiores pesquisas, e começou a surgir tudo quanto era variáveis da palavra-chave “Máscara de tecido”.

E agora no momento que estou escrevendo esse post, nenhuma dessas duas palavras-chaves etão no top trends.

Com isso no final de Maio de 2020 o Google lançou uma ferramenta incrível para ajudar as pessoas ou mesmo os lojistas que sofreram e estão sofrendo muito por conta da quarentena.

Manter as lojas ou estabelecimentos abertos durante a querentena é algo muito arriscado, porque podem levar multas.

E agora mais do que nunca os donos dessas lojas tem que migrar para o digital e criar a sua loja virtual. E de repente começar a vender produtos que nem imagina por conta das mudanças que estão acontecendo.

Olha esse gráfico da E-bit mostrando o crescimento de consumidores online.

E agora olha os produtos que estão em ascensão durante a quarentena.

Com esses dados é possível perceber as mudanças que estão acontecendo. O comportamento das pessoas está mudando e de forma impreviível.

O Google e sua mais nova ferramenta: Categorias em Ascensão no Varejo

Durante esses momentos de mudanças rápidas é mais do que necessário ferramentas como a que o Google lançou.

Para acessar a ferramenta clique aqui ou pesquise por “Categorias em Ascensão no Varejo”.

Assim que acessar a ferramenta, rolando a página um pouco para baixo, é possível ver as principais categorias do lado esquerdo e clicando em uma delas, e do lado direito vão aparecer as palavras-chaves em relação a categoria que você selecionou.

Perceba que além de aparecer no topo da lista, ainda aparece um percentual do quanto a categoria tem crescido, e nas palavras-chaves tem uma pontuação 0 a 100.

Em cima das categorias você também pode selecionar outras regiões como Austrália, França, Estados Unidos, Reino Unido, Itália, Japão, Holanda, Noruega, Suécia e Turquia.

E a cada mês surgem mais países para pesquisa dentro da ferramenta Categorias em Ascensão no Varejo.

Além de outros locais você também pode selecionar o período de pesquisa, semanal, mensal ou anual.

Lembrando que a ferramenta é atualizada diariamente.

Também é possível ver em quais estados a categoria que selecionou tem maior número de pesquisas.

Sim as pesquisas podem mudar de acordo com cada região.

AS principais tendências no varejo

Atenção: as principais categorias listadas aqui podem mudar dependendo da data que estiver lendo esse post.

Conclusão

A ferramenta disponibiliza funções simples de serem usadas de uma forma bem intuitiva.

Mas isso não significa que seja uma ferramenta fraca ou que não possa te ajudar a encontrar a categoria de produtos ideal para você vender, muito pelo contrário.

Explore essa ferramenta e fique sempre de olho para saber se não houve alguma mudança drástica e procure utilizar outras ferramentas que possam te auxiliar na pesquisa de uma nova categoria.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *