fbpx

Como Começar sua Loja Virtual com Relevância no Google?

Nesse post vou te ensinar como acertar 2 coelhos numa tacada só pra conseguir relevância e tráfego orgânico no Google assim que começar com a sua loja virtual.

Um dos coelhos que descobri em 2018 quando passei a ser o gerente de e-commerce na Bigmen e tomei a decisão de migrar de plataforma, antes a loja estava em uma plataforma open source chamada Opencart e migrei para a Loja Integrada.

Foi uma decisão difícil, mas a melhor de todas pra deixar tudo funcionando redondo, com estoque e marketplaces integrados, fazendo a loja crescer mais ainda.

– Mas Adriano, no caso a Bigmen já existia, esse post não é pra quem ainda não tem loja, pra quem vai começar do zero?

Sim, exato pra quem vai começar do zero! Vou explicar melhor, na época em que fui migrar a loja virtual de plataforma, ela já tinha relevância no Google.

E assim que terminei a migração, descobri que a Loja Integrada não tinha um recurso chamado Redirect 301, que serve basicamente para direcionar as pessoas que estavam acessando a loja virtual com link antigo, serem direcionadas para o novo link.

Eaí perdemos toda a relevância na pesquisa orgânica do Google.

Essa foi a minha reação no dia rsrs!

E como fiz pra recuperar a relevância? Antes de explicar tudo você precisa saber que existem dois tipos de tráfegos que podemos obter do Google, o tráfego pago e o tráfego orgânico.

Vou explicar a diferença entre os dois:

Tráfego pago: é aquele que obviamente você paga o Google, para atingir os primeiros lugares nas primeiras páginas do resultado de pesquisa. Sabe aqueles primeiros links que você acha que é vírus?

Então, não é vírus não, são pessoas que estão pagando para divulgarem sua empresa, serviços ou produtos. Dá uma olhada na imagem que você vai saber melhor.

Anúncios no Google

Tanto que no canto esquerdo de cada resultado fica identificado como “Anúncio”.

E pra fazer isso utilizam uma ferramenta chamada Google Ads, que foi desenvolvida pelo próprio Google, enfim esse não é o nosso foco aqui, e sim os resultados orgânicos, que aparecem logo abaixo dos anúncios.

Resultados Orgânicos

Observe que agora não tem a identificação de “Anúncio”. Esse são os resultados orgânicos.

E por que o tráfego orgânico tem tanta importância? porque se trata de uma estratégia de longo prazo, que pode levar tráfego para o seu site durante um longo período, ao contrário do tráfego pago, que no momento que você não tem mais dinheiro para divulgar, o tráfego acaba.

E não sei se você sabe mas o Google determinou que para alcançar os primeiros resultados da busca orgânica você tem que levar em conta em torno de 200 fatores.

O Google não informa quais são esses fatores, mas empresas especialistas em Marketing Digital e SEO (já explico o que é) fazem pesquisas e testes constantes para saber e compartilhar com o mundo.

O que é SEO ?

O SEO (Search Engine Optimization), no português Otimização para Mecanismos de Busca, se trata de estratégias para ranquear a sua loja virtual ou site nos primeiros resultados de busca do Google, Bling ou outros sites de busca, com objetivo de aumentar o tráfego orgânico.

Da uma olhada nesse vídeo onde explico um pouco mais sobre SEO e seus principais fatores.

https://www.instagram.com/p/B81NM2Eg7Fw/

Um dos principais fatores que não mencionei no vídeo são a Autoridade da Página e Autoridade do Domínio. Como mencionei antes existem empresas especialistas no assunto, e uma delas é a Moz que criou essas duas notas de avaliação.

E para que servem? Elas têm a função de analisar a qualidade da sua loja virtual ou site e a quantidade de backlinks (links de outros sites direcionando para o seu) que recebem, dando uma nota de 0 a 100 para PA e DA.

E como podemos fazer essa avaliação? Através de uma extensão do Google Chrome que a Moz criou, segue o passo-a-passo:

  • Acessa esse link ou da um Google por “Mozbar”;
  • Clica no botão “Usar no Chrome”;
  • Depois clica no ícone da Moz que vai aparecer no seu Chrome;
  • Depois de clicar vai aparecer uma barra cinza na parte de baixo;
  • Agora clica no botão laranja para criar uma conta
  • Depois de criar sua conta acesse sua loja virtual e atualize a página
  • No caso se não tiver uma loja virtual ou site ainda, use qualquer outro como fiz no exemplo.
  • Vai aparecer como na imagem abaixo a avaliação do PA e DA

Se ficou confuso(a) olha esse vídeo aqui onde explico passo-a-passo.

Foi dessa forma que consegui avaliar a relevância da loja virtual antes e depois da migração. E percebi que depois estava completamente zerada.

E agora que você sabe como avaliar a relevância de uma loja virtual vou te mostrar o primeiro coelho.

O primeiro coelho pra começar a sua loja virtual com relevância no Google

No começo da criação de uma loja virtual sempre tem aquele momento que a gente para pensar qual nome dar, e por mais que você seja criativo(a) outra pessoa deve ter pensado no mesmo nome e quem sabe já ter usado esse nome para registrar o domínio (www.lojavirtual.com.br) tanto para uma loja virtual ou para qualquer outro projeto.

E talvez você seja muito sortudo ou sortuda como eu e essa pessoa com o tempo acabou desistindo desse projeto e acabou deixando o domínio expirar.

E é nesse ponto que quero tocar, existem vários dóminios expirados e provavelmente pode ser um domínio que seja ideal para a sua loja virtual, e que a primeira pessoa que o utilizou pode ter feito trabalhos de SEO levando relevância para esse domínio.

E adivinha, esse domínio pode ser seu!

Sortudo(a) como eu porque consegui fazer isso com o meu blog de moda masculina o Cara Moderno.

E pra saber se o domínio que você quer já foi usado e expirou clique aqui. Acessando o link é só digitar no campo de pesquisa a palavra-chave que vai usar e clicar pra pesquisar.

Você vai ver vários domínios expirados, e eu disse que por mais criativo que você seja alguém já utilizou o mesmo nome que você pensou.

E vou deixar uma dica aqui, procure filtrar pelos domínios .com, .com.br, .shop ou .store são ideias para uma loja virtual.

  • Clica no botão “Show Filter” para habilitar o filtro.
  • Se não achar, aperte ctrl+f, digite “Show Filter” na caixinha que vai abrir na tela e tecla enter.
  • E a palavra vai entrar em destaque na tela.
  • Depois seleciona os domínios para filtrar o resultado.

Mas esse processo também pode ser feito direto pela Registro.br, mas é preciso aguardar o processo de liberação, que na verdade é uma data que eles determinam para ver e até mesmo registrar o domínio.

Então já deixa anotado no seu bloco de anotações a data de início.

Então para cada domínio que você achar interessante para sua loja virtual, use o Mozbar para avaliar a relevância. Assim você já acerta o primeiro coelho!

E caso você queira saber qual era o conteúdo que tinha no site você pode utilizar uma ferramenta chamada Way Back Machine, ela pode trazer algumas ifnormações importantes.

O segundo coelho pra começar a sua loja virtual com relevância no Google

Como informei lá no início eu migrei a loja virtual para a plataforma Loja Integrada.

E assim que me cadastrei na loja ela disponibiliza um subdomínio da prória loja Integrada. Por exemplo, minhaloja.lojaintegrada.com.br.

Agora faz um teste com o Mozbar apenas acessando o site da Loja Integrada. Vai aparecer algo mais ou menos parecido como na imagem.

Agora olha só como fica usando um subdomínio.

Ele já começa com essa relevância por conta da Loja Integrada que já tem alta relevância no Google.

E isso faz parte de uma técnica de SEO chamado Link Juice, que é basicamente passar um pouco da relevância de um site para outro.

Se você quiser já pode fazer um teste com a sua própria loja virtual, na Loja Integrada tem um plano gratuito. Pelo menos pra você ver por enquanto a relevância do subdominio.

E antes de configurar a loja com o domínio bigmen.com.br, ainda usando o subdomínio, eu preenchi todas as informações e fiz todas as configurações dentro da plataforma, como cadastro de categorias, cadastro de produtos com fotos, informações sobre a empresa e tudo mais.

Assim fui deixando o Google rastrear e indexar todos os links do subdomínio durante mais ou menos 1 mês.

Depois configurei a loja virtual com o domínio oficial bigmen.com.br e assim o Google foi rastreando também.

-Mas e o subdomnioque deixou de usar, não existe mais?

Sim ele ainda existe e na época todos os links que foram rastreados como bigmen.lojaintegrada.com.br foram direcionados para bigmen.com.br.

E assim foi realizada novamente a técnica de Link Juice, mas dessa vez do subdomínio da Loja Integrada diretamente para o domínio da loja virtual.

E foi assim que recuperei a relevância da Bigmen após migrar de plataforma.

Agora a tacada pra começar a sua loja virtual com relevância no Google

Una as duas técnicas que mostrei aqui para criar a sua loja virtual!

  • Use a primeira técnica de domínio expirado
  • Verifique com o Mozbar se já tem alguma relevância
  • Se tiver, siga em frente e registre o domínio no seu nome através da Registro.br ou qualquer outro site de registro de domínio.
  • Crie a sua loja virtual na Loja Integrada com o subdomínio.
  • Espere em torno de 1 mês ou menos até o Google rastrear todos os links do subdomínio.
  • Depois configure o domínio expirado na Loja Integrada.
  • Depois de algumas semanas ou meses, faça a verificação com o Mozbar novamente.

E é assim que se começa uma loja virtual com relevância no Google, da um trabalhinho mas vale a pena.

Uma dica: para ver se o sudominio foi indexado no Google, digite na barra de pesquisa “site:” em seguida o subdomínio. Por exemplo, site:minhaloja.lojaintegrada.com.br.

Assim o Google vai mostrar todos os links que foram indexados.

O que achou dessa técnica? tem alguma dúvida? deixa aqui nos comentários.