Você vende na internet e ainda não conhece o fulfillment? Você está perdendo a oportunidade de ter um grande diferencial, para se destacar com seus clientes e também aumentar a relevância dos seus produtos em marketplaces.
Mas se você, ainda não conhece vamos te mostrar tudo que você precisa saber sobre o fulfillment, desde as vantagens até a sua funcionalidade.
O que é fulfillment
É um termo originário do inglês e que significa o comprimento e a realização em um procedimento de preenchimento. A logística usa-se como um termo order fufillment para se referir ao atendimento do pedido do cliente.
No entanto é um conjunto de operações e atividades desde o recebimento do seu pedido até o momento da entrega do produto ao cliente visando sempre o maior índice de satisfação que se pode oferecer.
Fulfillment nas estratégias de E-commerce
Essa prática ela está ligada diretamente a todas as operações logísticas e da cadeia de suprimentos.
E ela pode ser crucial no processo de fidelização dos seus clientes tendo em vista que, para que uma prestação de serviço de qualidade seja um diferencial no mercado que está bastante exigente.
Na atualidade o preço deixou de ser único fator relevante na hora certa de tomar uma decisão de comprar, muitas empresas podem ter o menor preço, mas elas não cumprem os prazos de entrega, ela possui serviço de atendimento ineficiente e isso deixa o cliente alienado ao status da entrega.
Portanto em muitos casos o que pode até fazer com o que o cliente opte mais para um serviço que tenha eficiência e qualidade.
Como funciona
A funcionalidade da fulfillment engloba todas as operações que são necessários para que possa atender as necessidades do cliente e isso exige uma atuação integrada de diversos setores da empresa para que a garantia dessa sequência de serviço prestado acontece desta maneira.
Logística
A logística funciona em todo seu processo de entrega.
Atendimento
Um dos fatores mais importantes, é manter o bom relacionamento com todos os clientes.
Tecnologia
A tecnologia no desenvolvimento de soluções inovadoras para que possa utilizar os procedimentos de maneira a ajudar a todos.
Marketing
Por fim o marketing no planejamento estratégico das ações para atrair os clientes.
Na prática o seu estoque é enviado para o CD (Centro de Distribuição) da empresa que presta o serviço de fulfillment, e no momento em que há uma venda em sua loja virtual ou outra plataforma de venda, essa empresa é encarregada de embalar, colar a etiqueta e nota fiscal na embalagem e enviar o produto para o cliente final.
Vantagens do fulfillment
Várias das atividades em que o fulfillment estão atuando, é o planejamento estratégico da operação de recepção de pedidos e armazenamento e também no controle de estoque para distribuição e logística.
E esse acompanhamento das entregas através do rastreamento é o setor eficiente com o relacionamento com os clientes uma logística reversa que o recebimento e análise de feedback dos clientes entre outros.
O funcionamento efetivo para que ele ocorra de todas as tarefas é necessário que uma equipe especializada e dedicada de cada setor se mantenha sempre atualizadas as frequentes mudanças em relação a produtos e serviços.
De preferência atento também aos novos consumidores e reagindo de maneira flexível e também inovadora a todas as novas tendências que estão chegando.
Além do mais a tecnologia é uma grande aliada do fulfillment tendo em vista que o uso de softwares possibilitam uma maior integração das operações toda a cadeia produtiva.
Não perca mais tempo e insira o fulfillment agora mesmo na sua empresa ou negócio e comece a perceber a diferença que irá fazer com suas vendas como um todo.
Os serviços de fulfillment mais conhecidos no Brasil são do Mercado Livre e B2W.
Porém são exclusivos para vendas que acontecem dentro destas plataformas.
Se você já usa e tem vendas recorrentes no Mercado Livre e B2W recomendo que solicite o serviços de fulfillment, além de facilitar a sua operação, aumenta a relevância dos seus anúncios e consequentemente as suas vendas.