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Uma das etapas que todo empreendedor passa independente do se negócio sendo uma loja virtual ou não é a etapa de naming, onde devemos buscar várias ideias, inspirações ou exemplos para definir um nome ideal.

Muitas pessoas acham que o nome deve ser criado na base da intuição, mas não é bem a melhor estratégia. Nem todo mundo tem criatividade para definir um nome ideal.

E como escolher o nome ideal para sua loja virtual ?

Você tem que prestar atenção à alguns pontos, então vou te mostrar uma lista de 5 passos fáceis de seguir para criar o nome ideal da sua loja virtual.

Mas antes disso, você tem que ter em mente que o nome deve ser ideal para sua persona ou seja para quem você vai vender.

1 – Defina qual produto vai vender

Você já definiu o produto que vai vender? Acredito que esse é um fator muito importantes de ser definido antes do nome da sua loja virtual e se fizer isso vai facilitar muito o processo de naming.

Claro que você não vai vender um único produto, mas é importante saber pelo menos em qual nicho vai atuar ou melhor subnicho. Por exemplo, no nicho de Móveis e Decoração, com qual subnicho você deseja trabalhar, papel de parede, quadros, luminárias …

Trabalhar com subnichos é uma dica que dou para os meus clientes, e recomendo muito você seguir ela também, assim sua loja se torna referência no assunto, você não terá tanta concorrência quanto teria se estivesse trabalhando com um nicho, que abrange todos os tipos de produtos relacionados à decoração.

2 – Use um nome simples, curto e fácil de pronunciar

Porque o nome dever ser simples, curto e fácil de pronunciar? Porque essa é a melhor forma de fazer o seu cliente lembrar do nome da sua loja virtual.

Considerando também que nomes que atendam a esses critérios são mais fáceis de serem digitados, e evita erros de digitação ao tentarem acessar a sua loja virtual.

Agora que você já sabe qual produto vai vender, pense ou lembre em palavras que tem relação com o subnicho que escolheu e liste todas elas.

Assim que listar todos que lembrou procure pelas mais curtas e comece a usar a sua criatividade.

3 – Use ferramentas para pesquisar as principais palavras-chave

Provavelmente você se perguntou como vai se lembrar de todas as palavras que existem no subnicho que escolheu.

Então pra facilitar isso você pode usar a Ubersuggest. É uma ferramenta de pesquisa de palavra-chave que vai te ajudar muito durante esse processo.

Relaxa que é de graça! Assim que você acessar a ferramenta apenas insira no campo de pesquisa uma palavra-chave relacionada ao seu subnicho, selecione para buscar no Brasil e clique em “Buscar”.

4 – Faça um Brainstorm

Brainstorm significa tempestade de ideais. Então anote todas as ideias ou insights que teve durante sua pesquisa de palavra-chave e comece a usar sua criatividade.

Pra ajudar, você também pode usar ferramentas para gerar nomes automaticamente.

Dá um Google por “Gerador de nomes” e você vai encontrar várias ferramentas, então é só digitar as palavras-chave que encontrou e assim essas ferramentas vão mostrar diversas combinações.

Neste momento não se esqueça de considerar o nome dos seus concorrentes, tente deixar o nome da sua loja virtual original.

5 – Verifique se o nome está disponível para registro

Liste as combinações que você está considerando usar para o nome da sua loja virtual.

Então acesse o site Registro.br e verifique se estão disponíveis para registro de domínio.

Assim, se estiver disponível é só fazer o registro e seguir com a criação da sua loja virtual.

Existe outra ferramenta que você também pode utilizar, chamada Namechk que verifique não só os domínios disponíveis, mas também perfis em várias redes sociais como Facebook, Instagram, Pinterest, Twitter, Youtube e várias outras.

Dica Bônus – Utilize palavra-chave de cauda longa como slogan

Palavra-chave de cauda longa é um termo utilizado para estratégias de SEO, são essas mais nichadas em relação ao tipo de produto que sua loja virtual vende.

Exemplo: “Roupa Masculina” é uma palavra chave de cauda curta, já “Roupa Masculina para Casamento” é uma palavra-chave de cauda longa.

Perceba que a palavra-chave de cauda longa já diz muito sobre sua loja virtual.

E porque usar essa estratégia? Lembrando que você deve vender produtos de um subnicho onde a concorrência é menor e você tem mais chances de conseguir autoridade, então utilizando uma palavra chave de cauda longa pode te ajudar a alcançar esse objetivo.

Conclusão

Essas dicas são muito simples de serem executadas, então siga todas elas que você vai conseguir um nome para sua loja virtual de forma rápida e sem muita dificuldade.