fbpx

O que é loja virtual?

Sendo bem objetivo, uma loja virtual é basicamente uma ferramenta onde você pode vender os seus produtos físicos ou digitais através da internet.

E se você é do tipo de pessoa que tem a percepção de que tudo na internet é dor de cabeça, que é muito difícil de aprender a usar, que precissa ter conhecimento técnico e por qualquer erro que seja já entra em desespero, acredite não é bem assim.

Antes de querer usar uma ferramenta online a primeira coisa que você tem que fazer é quebrar essa crença limitante.

Até porque você sabe usar o Facebook e o Instagram, não é ? Se não, logo logo vai aprender.

Tente se lembrar da primeira vez que você usou o Facebook, primeiro você fez o seu cadastro com dados pessoais, colocou uma foto de perfil, começou a seguir seus amigos, e do nada já estava rolando a página para baixo curtindo fotos e apertando em tudo quanto é botão.

E olha que você nem precisou de um tutorial, e talvez nem tenha visto um vídeo no Youtube para aprender.

Uma loja virtual funciona mais ou menos da mesma forma, você faz o cadastro na plataforma coloca as informações da sua loja, nome, endereço, CNPJ, telefone para atendimento e etc.

E logo logo começa a cadastrar os produtos em sua loja virtual.

E o melhor de tudo é que a maioria das plataformas de loja virtual oferecem um tutorial, um passo-a-passo para você seguir e fazer tudo da forma mais correta possível.

E se não tiver esse tutorial, você pode buscar tudo no Youtube, com certeza vai ter muito conteúdo ensinando sobre a plataforma de loja virtual que você escolheu.

Já fiz um post mostrando como criar uma loja virtual com WordPress e Woocommerce, e lá tem todo o passo-a-passo de como fazer isso.

Tá, mas Adriano e como vão funcionar as vendas na prática?

Muitas pessoas estão acostumadas com vendas e compras em lojas físicas, então pra te ajudar a entender melhor como funcionam as coisas na internet vou dar alguns exemplos de semelhanças entre lojas físicas e lojas virtuais.

Tudo começa pelo momento em que o cliente ainda nem está dentro da loja, ele vê promoções na TV, banners pendurados nas ruas, ou locutores de rua convidando as pessoas a entrarem na loja para conferir as promoções.

Na internet, tudo começa quando o cliente faz uma pesquisa no Google e vê anúncios em primeiro lugar, quando acessa um site e tem anúncios espalhados por todos os cantos, ou mesmo na hora de rolar o feed do Facebook e Instagram.

E assim que o cliente entra na loja física é claro que tem vendedores que vão falar das promoções, novidades, do preço, características e benefícios de um produto e tentar fechar uma venda.

Em uma loja online fazemos isso inserindo imagens com promoções, destacando produtos com descontos, cadastramos o produto na plataforma colocando uma excelente descrição, mencionando também o preço, as características e os benefícios.

E até mais do que isso, usando técnicas de Copywriting e Storytelling, substituindo a persuação do vendedor por escrita persuasiva, mas isso é assunto para outro post.

E no momento que o cliente fala “Só estou dando uma olhadinha” e decide sair da loja, o vendedor começa a usar as técnicas de objeção.

Fala que tem desconto usando o cartão da loja, ou que comprando 3 peças você paga duas.

Na loja virtual é um pouco parecido, a diferença é que começam a aparecer os pop-ups de promoções, benefícios ao comprar na loja, produtos com desconto e etc.

E finalmente quando o cliente se sente convencido de comprar chega o momento de efetuar o pagamento.

Na loja física o cliente pode optar por cartão de crédito, cartão de débito ou pagamento no dinheiro.

Já na loja virtual podem ter até um pouco mais de opções, tudo vai depender da loja, como cartão de crédito e débito, boleto bancário, transferência bancária, bitcoins, ou crédito de aplicativos de pagamento como Mercado Pago, Pagbank e entre outros.

Agora na hora de receber o produto, comprando na loja física, o cliente tem o produto naquele momento, diferente de uma loja virtual que tem que esperar a transportadora entregar na porta de casa, em alguns casos é possível retirar o produto na loja também.

Se você nunca fez uma compra na internet, recomendo que faça, assim é possível entender melhor ainda como funciona na prática.

Se for realmente a sua primeira vez, compre em lojas virtuais que você já conhece.

Antes mesmo de fazer uma compra de teste também recomendo que leia antes o checklist de 15 recursos que uma loja virtual precisa ter, porque assim você vai se atentar à esses detalhes durante a compra.