A página de vendas é uma das ferramentas mais importantes dentro do marketing digital, essencial para as empresas que desejam captar clientes ou mesmo realizar vendas. Entretanto, um erro muito comum é confundir a página de vendas com páginas de lojas virtuais. Apesar de ambos terem o mesmo objetivo, realizar a conversão, as coisas em comum param por aí. Entender melhor o conceito de página de vendas e como ela pode ser aplicada dentro do seu negócio é essencial, para não criar estratégias que não funcionam e faz a sua empresa perder tempo e dinheiro. Por essa razão, criamos esse conteúdo com o objetivo de te ajudar a entender melhor o que seria a página de vendas e como usá-la. Boa leitura!
O que é página de vendas?
A página de vendas é uma Landing Page criada com um único objetivo, a conversão. Diferente do que acontece com os modelos mais tradicionais das Landing Page, que tem como foco divulgar serviços ou produtos, a página de vendas é criada para levar o usuário para o final da jornada de compra, que é a venda do produto.
O que diferencia uma loja virtual e página de vendas?
Diferente de uma página de vendas, a loja virtual é um site que tem uma estrutura bem maior, onde é possível inserir produtos para serem vendidos. A página de vendas, por outro lado, é uma Landing Page criada com o objetivo de gerar vendas. Diferente da loja virtual, ela foca em apresentar um único produto ou serviço de uma maneira atrativa para que convença o público a comprá-lo. Assim, através de uma página de vendas, o cliente precisa encontrar todas as informações necessárias sobre o produto, que ajude a decidir a comprar ou não o produto. Depois desta apresentação, o visitante pode ser direcionado até a sua loja virtual, se for o caso ou a outra página direta de pagamento.
O que não pode faltar na sua página de vendas para ela vender?
– Cuide muito bem do título da página:
Assim como qualquer coisa hoje em dia, a primeira coisa que chama a atenção de uma página de vendas é o título, que precisa ser:
- Claro;
- Direto;
- Chamativo.
Por ocupar a primeira parte da tela e ocupar um grande espaço, o título tem uma única função: convencer o leitor de não sair da sua página. Portanto, é essencial que você tenha títulos eficientes, que chamem a atenção e, ao mesmo, chame a atenção dos usuários. Use a criatividade o quanto quiser, mas não deixe o título em caixa alta, para não espantar os usuários.
– Descreva muito bem o produto ou serviço:
Além do seu título, se tem uma coisa que não pode faltar na sua página de vendas é a descrição do produto ou do serviço. Quanto mais informação você colocar, maiores serão as chances de convencer o seu potencial cliente de comprar o produto. Portanto, deixe muito bem a mostra o que o cliente precisa saber para tomar uma boa decisão e adquirir o seu produto. Esse é um ponto muito importante, principalmente se for um produto físico, já que através do online, você não consegue ter detalhes exatos do produto.
– Destaque todos os benefícios do produto:
Além de ter uma boa descrição, você precisa colocar na sua página de vendas um espaço para destacar as principais vantagens do produto. Coloque as características mais chamativas e dê detalhes dos benefícios de cada uma delas.
– Crie um vídeo mostrando o produto:
Utilizar vídeos é também uma ótima alternativa para qualificar ainda mais o seu produto. Normalmente, os materiais neste formato são bem efetivos na conversão. Inclusive, é comum encontrar consumidores que preferem assistir vídeos de reviews ao invés de ler um conteúdo sobre o assunto. Como você deseja atingir todos os perfis de visitantes, contando que ele se interesse pelo seu produto, você pode fazer a descrição por escrito e criar um vídeo detalhando o produto. A ideia aqui é que o vídeo seja também uma complementação da descrição, portanto, aproveite para mostrar o produto, na prática.
– Mostre depoimentos reais:
Exibir os depoimentos de clientes que já compraram o produto e gostaram é uma ótima prova social para se colocar na página de vendas. A ideia aqui é transmitir algo parecido com o que acontece com os vídeos, mas, desta vez mostrando as palavras de quem realmente usou o produto. Use o formato em vídeo e em texto para detalhar a experiência dos clientes, sempre pensando do lado positivo do produto. Além de ajudar muito na hora de converter as vendas, essa é uma ótima oportunidade de mostrar uma visão mais ampla de como o produto funciona.
– Tenha um campo de FAQ:
FAQ nada mais é do que as perguntas frequentes, ou seja, perguntas que as pessoas sempre fazem a respeito do produto. Apesar de muitas empresas considerarem irrelevantes, essa etapa precisa de muita atenção para ser garantido que você insira as informações que fazem realmente sentido para o público. Nesta etapa é interessante que você envolva questões que estejam relacionadas às características do produto, além dos meios de pagamento. Assim, caso o visitante sinta alguma dúvida, ele pode encontrar as respostas que precisa para tomar a decisão.
– Insira informações sobre a garantia:
É muito importante que você ofereça informações sobre a garantia do seu produto. Aqui, é importante destacar que a garantia faz sentido para o tipo de produto que você vende. Assim, é importante destacar quantos dias o cliente vai ter para poder solicitar a troca, minimizando possíveis problemas.
– Não esqueça do CTA na sua página de vendas:
Por fim, temos o CTA (Call to action ou Botão de ação), que é uma estratégia do marketing digital que ajuda na hora de alcançar diversos objetivos. A ideia é fazer chamadas que incentivem a pessoa a tomar uma ação e comprar o produto. Os links de saída, por outro lado, irão levar o usuário para uma nova página para ele comprar o produto, como é o caso de uma loja virtual. Usar esses links de saída é fundamental para que a compra seja concluída.