A pouco tempo escrevi um post sobre o que é preciso para abrir uma loja virtual, mencionei que é necessário ter um CNPJ, contratar um ERP, comprar um certificado digital, criar uma conta bancária com o CNPJ, e acabei não mencionando que seria necessário contratar uma plataforma de loja virtual, até porque de início não é mesmo.
Quando estamos em fase inicial, quando mal sabemos qual produto vender e se eles realmente vão vender temos que optar por outra estratégia.
No caso mencionei que é necessário se cadastrar em alguns marketplaces, Americanas, Mercado Livre, OLX por exemplo, que teham a ver com o seu produto ou categoria de produto que pretende vender.
Assim você não tem gasto com desenvolvimento da loja virtual e nem com outras ferramentas, apenas com o necessário no início.
Usando os marketplaces como estratégia de venda, você só é cobrado por cada venda, uma porcentagem de 10% a 30%, isso vai depender do marketplace.
Dessa forma o gasto com anúncios é muito menor, até porque os próprios marketplaces fazem anúncios e promoções dentro da própria plataforma.
Então assim que começar a ter muitas vendas a ponto de poder investir em outras coisas, chegou a hora de criar a sua loja virtual.
Existem 3 plataformas que considero como as melhores e que podem te atender enquanto está começando e até mesmo quando estiver crescendo.
Mas qual plataforma usar?
Todas suprem as necessidades básicas, como cadastro de produtos, de categorias, características, variações, cupons de desconto, controle de pedidos e estoque, uso de plugins, integrações com outras ferramentas como ERPs, chats, e-mail marketing e entre outras.
Veja todas as características que listei, acesse o site de cada plataforma, veja os recursos disponíveis de cada uma e tente perceber com qual você mais se identifica e parece suprir suas necessidades.