fbpx

O termo “Transformação Digital” tem sido muito buscado desde que iniciou a pandemia.

Para muitos como eu, que trabalho com marketing digital e ecommerce e vivo isso todos os dias, não é nenhuma novidade.

Mas para muitas outras pessoas pode ser algo totalmente novo, e talvez você seja uma dessas pessoas que está perdida no assunto.

Não sabe o que é a transformação digital e não faz ideia de como funciona na pratica para quem tem uma loja física.

Sem muita enrolação a transformação digital no varejo é basicamente utilizar a tecnologia à favor do seu negócio.

Tanto para melhorar ou otimizar a sua operação quanto para expandir a sua loja para a internet.

A grande questão é como fazer isso na prática e de forma rápida, afinal não sabemos quando as lojas podem ser reabertas 100%.

Como colocar em prática a transformação digital no varejo?

Primeiro você precisa saber o que é Omnichannel

Ao contrário do que muitos acham para a transformação digital não é necessário migrar totalmente para o digital e ter apenas uma loja online.

É possível manter os dois conectados e entregar uma experiência única para o seu cliente.

O cliente compra na loja online, mas ao invés de esperar o correio entregar, ele pode retirar diretamente na loja.

Um cliente compra um produto na loja física e ao mesmo tempo que baixa o estoque no sistema, é baixado na loja online também.

Outro cliente pode fazer o pedido na loja e solicitar que o produto seja entregue em sua casa.

Agora você deve estar pensando em sistemas de lojas grandes como Americanas ou C&A e o quanto deve ser caro.

Mas calma que não é não.

Se nunca utilizou um sistema de frente de caixa (PDV – Ponto de Venda) utilizado em lojas físicas, provavelmente também nunca utilizou um ERP (Enterprise Resource Planning – Planejamento de Recursos Empresariais).

Um ERP tem inúmeras funcionalidades e pode te ajudar muito na transformação digital da sua loja.

Dentre suas funções está o PDV, controle de estoque, gerar nota fiscal, integração com marketplaces e loja virtual.

Cadastrando os produtos da sua loja no ERP é possível enviar todos eles para a Americanas, Submarino, Mercado Livre, Magzine Luiza e entre outros Marketplaces, é possível enviar para sua loja virtual e manter tudo com o estoque integrado.

Se entrar o pedido na sua loja física utilizando a função PDV ou em qualquer outro canal online, o estoque será atualizado para todos os outros automaticamente.

Ter um ERP é como ter uma mão na roda deixando tudo integrado oferecendo aplicações muito importante para gerenciar e expandir o seu negócio.

Os ERPs mais utilizados para lojas online são o Tiny e o Bling, os dois oferecem planos gratuitos de 1 mês.

Então recomendo que faça um teste com aquele que parece atender melhor as suas necessidades.